Nosso Padroeiro GLORIOSO SÃO JOSÉ OPERÁRIO
Conforme pequeno histórico reunido por meio dos paroquianos antigos, acredita-se que a denominação de nossa Igreja se deve a uma bonita homenagem aos primeiros trabalhadores do córrego São José do Goiabal, entre eles o Sr. Antônio Araújo e sua família, que para aqui se mudaram no início da década de 80 e se propuseram a participar da construção do Distrito de Goiabal. Uma justa homenagem, já que a comemoração de São José Operário é feita no dia primeiro de maio.
São José é tão glorioso que é o único santo celebrado em duas datas no dia 19 de março, como esposo de Maria e em primeiro de maio, Padroeiro dos Trabalhadores. Esta última foi instituída, diante de uma multidão de 200 mil operários, reunidos no dia 1º de Maio de 1955, na Praça de São Pedro, quando o Papa Pio XII decidiu cristianizar o Dia do Trabalho, dando-lhe como santo protetor São José Operário. A Comunidade costuma homenagear o Santo nas duas datas, com novena preparatória para o dia 19 de março, com celebração ou Missa Solene no encerramento. Para o São José Operário, é realizada novena preparatória nas casas e tríduo, com visitação dos fiéis. No dia primeiro de maio, já é tradicional a realização da Festa do Padroeiro, que se estende por três dias de muita alegria e descontração, com uma quermesse de barraquinhas diversas de comidas típicas, brincadeiras para as crianças, bingos e muita música.
No Plano de Deus, São José teve uma participação especial: foi escolhido por Deus para ser o Pai adotivo de nosso Salvador e a Igreja o venera com títulos importantes, e sua atuação como intercessor dos fiéis tem atraído cada vez mais o número de fiéis: Guardião de Jesus e da Igreja; Padroeiro da Igreja Católica; Protetor das Famílias; Justo; "Santíssimo"; Esposo da Mãe de Deus; Chefe da Sagrada Família; Exemplo de Fidelidade; Espelho de Paciência; Modelo dos Operários; Esperança dos Enfermos; Padroeiro dos Moribundos e muitos outros mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário